A Prefeitura de Arapiraca mostrou-se conectada às mudanças no sistema de ensino ao empregar alta tecnologia em favor da formação educacional e do entretenimento cultural de toda a população. Foi inaugurado na cidade o maior Planetário Digital do nordeste, um modelo KAPPA, primeiro de grande porte com alta definição. Localizado no Lago Perucaba, o espaço do conhecimento oferece aos estudantes e interessados uma experiência inédita em Astronomia, através de um moderno sistema digital de observação celeste.
Com uma área de 1.800m², o Planetário Digital de Arapiraca conta com uma sala de observação com 70 lugares, incluindo poltronas especiais para obesos e acessibilidade para cadeirantes, uma cúpula com 95m², um telescópio, além de salas de aula, mirante e sala de exposições. Construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela Hiperlab, que atua há 12 anos no mercado, o planetário permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, e de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos. Ele possui também um auditório com capacidade para 250 pessoas, um Cine Teatro e a Praça da Ciência e do Conhecimento.
Inaugurado em outubro de 2012, a iniciativa do poder público municipal foi elogiada pelo Diretor da Hiperlab e professor André Parreira: “fiquei encantado com os investimentos realizados neste município. Primeiramente, fomos solicitados para implantar o planetário móvel, e agora temos a honra de entregar o maior planetário digital do Nordeste”, afirmou.
De acordo com o prefeito Luciano Barbosa, a administração municipal decidiu construir o planetário em Arapiraca para dar mais apoio à educação integral das crianças e jovens e também para estimular e desenvolver a discussão científica na cidade. Ele ainda ressalta que os Planetários mudaram a rotina do município: “Há uma participação intensa não só das crianças, mas também dos adultos, com a curiosidade de entender mais sobre Astronomia e trazer um pouco desse conhecimento para a realidade local. Nesse sentido, há uma interação muito forte entre a ciência e o cidadão”, afirma.
Para atender a demanda da cidade e o enorme interesse da população sobre o assunto, Arapiraca também conta com um planetário digital móvel, que possibilita levar as diversas atividades do planetário para várias regiões.
O professor de Geografia da rede municipal de ensino de Arapiraca, Raul Calixto Neto, aprovou a adoção dos planetários, que ele considera ferramenta eficaz no ensino dedicado às crianças e jovens, “A impressão que a gente tem ao trabalhar no planetário digital é de estar viajando pelo espaço. Curtindo uma viagem maravilhosa. As imagens são praticamente idênticas à realidade”, afirmou o professor.
Ele lembrou também que esse modelo é de fácil manuseio:
“Nós fomos a Belo Horizonte e tivemos um treinamento na UFMG, de forma simples e didática.”
Além das vantagens do planetário fixo, o professor também ressalta a importância do modelo móvel, que segundo ele já apresentou sessões para mais de 20 mil pessoas, no interior e na capital do Estado, com uma qualidade singular. “Ele também é fácil de instalar e parece que estamos dentro de um planetário fixo. O interessante é que você leva o planetário para a escola, e assim dá para atender muito e muito mais pessoas”, justificou.
Arapiraca é a prova de que grandes melhorias para uma educação de qualidade podem ser realizadas em pequenas, médias ou grandes cidades, com investimentos que apresentam uma ótima relação de custo/benefício e ainda integram toda a comunidade na direção do conhecimento. Os projetos são estudados e customizados pela Hiperlab para atender a necessidade de cada cidade e levar o melhor da ciência para toda a população.
O Prefeito Luciano Barbosa reconhece a importância desse investimento ao afirmar: “O planetário aumentou o interesse escolar dos alunos pelo estudo de um modo geral, porque eles passam a olhar para o céu de outra forma e a entender que, o que eles estão vendo no céu, tem uma ciência por trás e isso faz com que os estudantes se interessem por outras matérias também”.